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Disclaimer
OS FUNDAMENTOS DO ENDOMARKETING® O desdobramento apresentado ao lado, abaixo da esfera, oferece uma compreensão abrangente e criteriosa. Todas as organizações, por questões estratégicas, necessitam privilegiar na mesma proporção seu público externo e interno. Os fundamentos do Endomarketing® criados por Saul Faingaus Bekin em 1990, praticados empiricamente por ele desde 1975, formam a base para facilitar a compreensão, e principalmente, a adoção do instrumental do Endomarketing®. A prática exige principalmente atuação integrada, sinérgica, entre Marketing, Operações, e obrigatoriamente Recursos Humanos Com o advento da "knowledge economy" ou a economia do conhecimento, superando cada vez mais a importância de possuir capital ou ativos, o grande diferencial recai nas pessoas. Manter atentamente um alto grau não só de informação mas de comunicação com o público interno, é o que determina que toda a empresa caminhe uniforme numa mesma direção estratégica. A conectividade com novas tecnologias de telecomunicação deve ser usada para a disseminação interna de informações e conhecimento. A intranet, ou B2E - business to employees, é a mídia ideal do Endomarketing®, construindo um relacionamento estruturado com este publico através do uso do ERM - Employee Relationship Management. Tão ou mais importante que a comunicação dentro de uma mesma área entre o superior e seus subordinados diretos é a comunicação entre pares - isto é, entre os diretores, os gerentes entre sí, os supervisores entre sí, que possam assim, otimizar informações e resultados. Isso assegura que a empresa fale sempre um mesmo idioma. Não é demais ressaltar que comunicação e informação são elementos fundamentais nesse processo, já que favorecem a formação de imagem no ambiente interno como um todo. Se olharmos atentamente para os fundamentos do Endomarketing®, identificaremos neles as diretrizes para um eficaz e objetivo plano de ação de Endomarketing®. Poderão ser definidas prioridades e objetivos a atingir. Isso significa dizer que se marketing visa construir relacionamentos com os públicos externos da organização, seus stakeholders, então o Endomarketing® visa estabelecer um processo de trocas que construa lealdade no relacionamento com o público interno. E o ponto de partida rumo a essa lealdade é que os funcionários conheçam tão bem quanto possível os objetivos da organização, com o detalhe adicional - mas não menos importante - que esses objetivos estejam harmonizados com os objetivos individuais destas pessoas. Assim, é possível fortalecer o vínculo da empresa com o funcionário, de tal maneira que o resultado final corresponda à melhora do valor de mercado desta organização. A expansão externa de uma organização só ocorre se houver uma abertura interna das mentes. O relacionamento produtivo entre a empresa e sua comunidade é que determina a ampliação de suas fronteiras externas. Um decorre do outro. Fica claro que a empresa precisa conhecer muito bem seu público interno para adequadamente comunicá-lo de seus objetivos. Pode-se então evoluir para identificar empresas conscientes para o efeito holístico do Endomarketing®.
definição
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conceito
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objetivo
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função
Publicações
Edição 2004
Esgotado
ENDOMARKETING®
é marca de propriedade da S. B. & C. A. e registrada no INPI